BPO financeiro: o que é e quais as vantagens de utilizá-lo?

BPO financeiro: o que é e quais as vantagens de utilizá-lo?

Cuidar das finanças de uma empresa é uma das tarefas mais importantes para a longevidade do negócio. Contudo, o trabalho demanda tempo e recursos, devendo ser realizado com máximo cuidado. Para simplificar o processo, é possível contar com o BPO financeiro.

A solução pode atender às necessidades do seu empreendimento de forma personalizada e estratégica. Por isso, ela já é bastante utilizada por empresas de diversos portes e segmentos de atuação.

Neste artigo, você entenderá o que é BPO financeiro e quais as vantagens de utilizá-lo na rotina empresarial. Vamos lá?

O que é e como funciona o BPO financeiro?

O BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que pode ser entendida como terceirização de processos de negócio, em português. Dessa forma, o BPO financeiro corresponde à terceirização da gestão financeira de uma empresa.

A solução é focada nos processos que mais interferem na parte de finanças das companhias. Ela pode e deve ser utilizada em empresas de diversos portes e setores, permitindo que as equipes possam atuar em outras funções mais estratégicas.

Além disso, o BPO pode atuar também em atividades relacionadas ao gerenciamento contábil e tributário. A operação começa com a contratação do serviço por parte da companhia. Depois, é preciso ter um sistema de gestão financeira para iniciar a execução do processo.

Na etapa seguinte, o BPO financeiro faz o reconhecimento das necessidades específicas do negócio, considerando o setor de atuação, os gargalos e os pontos de atenção. Assim, ele pode conciliar com maior eficiência todas as entradas e saídas de valores financeiros da companhia.

Para que serve um BPO financeiro?

Agora que você sabe o que é e como funciona o BPO financeiro, fica mais simples entender para que ele serve. A principal função dessa solução é terceirizar e, em geral, automatizar as tarefas que são realizadas na gestão financeira.

Dessa forma, as responsabilidades da equipe interna são transferidas para o time externo, de acordo com as demandas levantadas na implementação do processo. Porém, isso não significa que todo o departamento financeiro da empresa deixará de existir.

Na prática, as rotinas mais operacionais e repetitivas podem ser transmitidas, enquanto as tarefas estratégicas continuam com a equipe interna. Dessa forma, é possível integrar o trabalho externo com o realizado dentro da empresa.

Quais são as vantagens de utilizar um BPO financeiro na empresa?

Como você viu, o BPO financeiro envolve diversas atividades importantes para as companhias, então vale a pena entender por que a solução pode ser interessante.

Conheça as principais vantagens que ela proporciona!

Ajuda na redução de custos

O BPO financeiro fomenta o crescimento do negócio ao permitir que a companhia encontre oportunidades de economia. Afinal, com menos gastos, a margem de lucro das empresas pode ser maior.

Ao investir na solução, é possível evitar a inclusão de mais pessoas na folha de pagamentos e nos frequentes treinamentos necessários para a área de contabilidade e finanças. Isso porque a terceirização funciona como a contratação de uma equipe especializada.

No entanto, não há os custos resultantes da gestão de um grupo de colaboradores próprio, por exemplo, com os encargos trabalhistas e previdenciários. Ou seja, o BPO permite ter mais qualidade nas entregas com menos gastos no setor financeiro.

Promove o aumento da produtividade

Ainda, é possível aliar a economia de recursos ao aumento da produtividade, o que pode promover uma melhora nos resultados empresariais. Nesse sentido, o BPO financeiro permite que as empresas trabalhem com maior eficiência.

Como a companhia conta com sistemas e especialistas realizando as funções financeiras, o risco de cometer erros em atividades burocráticas se torna menor. Vale destacar que eventuais falhas podem ser bastante perigosas principalmente no cálculo dos tributos.

A produtividade também aumenta porque o serviço envolve soluções digitais, como uma plataforma de gestão de operações financeiras e tesouraria. Os softwares automatizam os processos e permitem despender menos tempo em registros, cálculos e análises.

Ademais, a comunicação com os clientes se torna mais eficiente e rápida. Como as empresas contratam profissionais experientes para fazer a gestão das finanças, o melhor desempenho é um dos principais benefícios do BPO financeiro.

Aumenta a proteção dos dados

O BPO também garante maior segurança para os dados que as empresas compartilham. Como a gestão financeira é automatizada, o arquivamento de documentos, por exemplo, é feito de maneira mais segura.

Além disso, o uso de soluções tecnológicas evita erros que poderiam passar despercebidos em processos manuais. Quando a falha é notada, também é mais simples e rápido corrigir o equívoco e resolver a situação antes que o problema se torne maior.

Assim, contar com um sistema que simplifique a rotina contábil é essencial para manter o foco no que é importante. Isso permite que as equipes tenham menos demandas em trabalhos manuais e possam se concentrar para não cometer erros em tarefas estratégicas.

Torna a tomada de decisões estratégica

Por fim, o BPO financeiro é essencial para tirar o papel burocrático do setor de finanças e contabilidade empresarial. Com o uso da tecnologia, a empresa não conta apenas com as obrigações tributárias entregues em dia — também há outros benefícios.

Por exemplo, é possível aproveitar a figura de um profissional experiente para fornecer informações relevantes para seu processo de decisão. Ao terceirizar a gestão financeira e torná-la mais estratégica para o negócio, o empreendedor pode focar nas suas atividades fins sem abandonar as finanças.

Logo, o BPO financeiro fica responsável por analisar os dados e compartilhar as principais informações para que a empresa busque diferentes objetivos. É possível aumentar a receita, reduzir custos, posicionar-se melhor no mercado, fazer investimentos etc.

Como implementar o BPO financeiro na sua empresa?

Para aproveitar os benefícios do BPO financeiro, é preciso entender como implementá-lo na sua empresa. Esse processo começa com a definição de objetivos. É necessário saber o que a companhia busca com a contratação do serviço e como a terceirização pode ajudar nas operações.

Você também deve identificar as etapas mais críticas para saber quais são indispensáveis na terceirização. Por fim, busque uma empresa de qualidade e que tenha experiência no mercado. Lembre-se de que o software oferecido deve apresentar segurança, transparência e integração para beneficiar o negócio.

Percebeu como o BPO financeiro pode ser vantajoso para as empresas? O processo gerencia todos os pagamentos de fornecedores, acompanha o contas a pagar e a receber, entre outras atividades. Contudo, para aproveitar os benefícios é fundamental contar com um sistema de gestão de operações financeiras adequado.

Quer usufruir de uma solução leve para gestão de operações financeiras e tesouraria da sua companhia? Conheça o software Monitor!

Acompanhe:

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 433 - 9º andar - São Paulo - SP - E-mail: contato@laqus.com.br

O seu endereço de e-mail será usado com a finalidade de uma oportunidade, notícia sobre nosso ecossistema
e contato da Laqus. encarregado pela LGPD para: Laqus Ltda - Andréa Vilalba - Telefone: (11) 3522-4022