Como alongar o pagamento da dívida de uma empresa

Como alongar o pagamento da dívida de uma empresa? Descubra!

A busca por crédito é muito comum entre as empresas — em especial, aquelas de médio e grande porte. O problema é que a maioria dos produtos disponíveis leva ao endividamento. Com isso, podem surgir dificuldades na hora de realizar o pagamento de cada dívida.

Uma solução para esse cenário — evitando que seu negócio fique inadimplente — envolve o alongamento da dívida. Nesse caso, é possível estender o vencimento e obter condições mais vantajosas para o fluxo financeiro da companhia.

Quer descobrir como alongar o pagamento de dívida do negócio? Veja dicas para lidar melhor com as pendências financeiras!

O que é e como funciona o alongamento de dívidas?

Quando uma empresa se compromete com uma dívida, existe um prazo determinado para que ocorra a quitação desse compromisso financeiro. O alongamento da dívida consiste, exatamente, em aumentar o prazo para o pagamento final do débito em questão.

Logo, ele prevê uma mudança nas condições de quitação da dívida e nos impactos causados para a empresa. Mas, para tornar isso possível, é preciso elaborar uma estratégia de planejamento financeiro, como você verá adiante.

Quais são as vantagens de alongar uma dívida?

Antes de entender como alongar o pagamento de dívida, é essencial compreender por que esse processo pode ser importante. Em muitos casos, ele é uma forma de dar fôlego financeiro para o negócio, garantindo o equilíbrio do fluxo de caixa.

O alongamento de prazo também pode ajudar o empreendimento a manter suas obrigações em ordem. Isso ocorre porque há como reduzir o comprometimento das receitas, melhorando a disponibilidade financeira.

Ainda, vale a pena considerar que o alongamento pode auxiliar a empresa a crescer. Com uma saúde financeira alinhada, é possível realizar planos de expansão e melhoria — o que pode ajudar na conquista de bons resultados futuros.

Como fazer o alongamento do pagamento de dívidas?

Ciente da importância de alongar as dívidas, é o momento de entender o que fazer para realizar esse movimento. As técnicas podem ser combinadas, dependendo da realidade e das expectativas da companhia.

A seguir, veja dicas que podem ajudar a sua empresa a se livrar de prazos curtos para o pagamento dos débitos financeiros!

Faça um inventário das dívidas

O primeiro passo para alongar o pagamento das dívidas envolve organizar as finanças e fazer um reconhecimento da situação atual. Portanto, é o momento de realizar um inventário completo de todas as pendências financeiras.

Aproveite esse período para identificar os credores, os prazos de pagamento, os juros e os valores devidos. Assim, é possível compreender o nível de endividamento e entender o que deve ser priorizado.

Esse levantamento também ajuda a perceber quais são os pontos de atenção e o que deve receber priorização — tanto no pagamento quanto no alongamento.

Elabore um planejamento financeiro

Após reconhecer quais são as dívidas existentes e suas características, é necessário elaborar um planejamento financeiro. A ideia é criar um plano de alongamento do pagamento de dívida que seja viável para o negócio, sem comprometer a saúde financeira ao longo dos meses.

Isso é importante para evitar que o empreendimento se comprometa com uma grande quantia que não seja compatível com a capacidade de gerar resultados.

Portanto, o planejamento financeiro deve considerar o valor das dívidas, os prazos, o desempenho da empresa e suas perspectivas de performance. Então fica mais fácil entender as condições financeiras gerais — e desenhar os passos futuros.

A partir desse ponto, é possível identificar quais dívidas estão mais próximas do vencimento e quais são as mais caras. Assim, você pode definir quais delas devem passar primeiro pelo processo de alongamento dos débitos.

Tente renegociar os débitos

Outra maneira de alongar o pagamento envolve a renegociação de dívidas. A ideia é buscar um prazo maior e mais aderente às necessidades do negócio, obtendo condições facilitadas.

Nesse caso, é necessário buscar o credor e fazer uma proposta de renegociação quanto ao prazo. Então é possível solicitar mais tempo para realizar o pagamento, a fim de ajudar a diluir parte da dívida.

Porém, também é preciso ter cuidado com os juros. Dependendo do modelo de cobrança, a incidência dessa taxa pode fazer com que o montante se torne muito maior — o que também aumenta o nível de endividamento.

Considere trocar a dívida

Outra alternativa para alongar o pagamento consiste em trocar a dívida. A intenção é substituir uma dívida mais cara por outra mais barata e com um prazo mais longo. Além de economizar dinheiro, essa é uma solução para estender o período de quitação.

É o caso, por exemplo, de trocar um empréstimo ou financiamento por uma solução com juros menores. Assim, você pode quitar a dívida atual e pagar o valor obtido em um período maior.

Utilize as soluções do mercado de capitais

Uma das maneiras de fazer a troca para alongar o pagamento de dívida é por meio das soluções que o mercado de capitais oferece às empresas. Mediante a emissão de títulos, por exemplo, é possível captar recursos dos investidores.

Essa é uma vantagem porque os juros oferecidos ao investidor costumam ser menores do que as taxas cobradas por instituições financeiras. Além disso, é possível escolher alternativas com um prazo mais longo para pagamento.

Uma das opções para emissão de títulos é a debênture. Esse é um título de dívida que pode ser emitido por sociedades anônimas não financeiras. O retorno pode ser prefixado, pós-fixado ou híbrido, de acordo com as preferências do emissor.

Além das debêntures, outras opções de longo prazo são o certificado de recebíveis do agronegócio (CRA) ou imobiliário (CRI). Eles são emitidos por securitizadoras, que antecipam os recebíveis para empresas desses respectivos setores.

Também é possível recorrer à nota comercial. Ela funciona como uma nota promissória, que firma um compromisso de pagamento da companhia com o investidor. Essa é uma alternativa de curto prazo, mas que pode ajudar na troca de dívida por condições mais baratas e com flexibilidade.

A partir dessas informações, agora você sabe como alongar o pagamento de dívida de uma empresa. Com estratégia, planejamento e soluções financeiras adequadas, é possível conseguir mais tempo para quitar os débitos, sem aumentar exponencialmente o nível de endividamento do negócio.

Quer saber mais sobre as possibilidades do mercado de capitais? Entre em contato conosco da Laqus e descubra quanto você pode economizar!

Acompanhe:

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 433 - 9º andar - São Paulo - SP - E-mail: contato@laqus.com.br

O seu endereço de e-mail será usado com a finalidade de uma oportunidade, notícia sobre nosso ecossistema
e contato da Laqus. encarregado pela LGPD para: Laqus Ltda - Andréa Vilalba - Telefone: (11) 3522-4022