Exposição Cambial: Estratégia de Hedge Accounting

Exposição Cambial: Estratégia de Hedge Accounting

Em tempo no qual diversos riscos concretizam-se e deixam o cenário econômico ainda mais instável, as empresas buscam analisar com mais atenção como seu desempenho é afetado por esse cenário. Em especial as companhias atuantes no comércio exterior (exportadores e importadores) ou aquelas que tem parte relevante de seus custos ou despesas atreladas a moedas estrangeiras, devem entender como as moedas diferentes do Real impactam o desempenho econômico-financeiro do seu negócio e quais medidas podem adotar para se protegerem dessas incertezas.

Para isso, uma avaliação do Risco Cambial e a aplicação contábil adequada (Hedge Accounting) podem beneficiar a empresa a uma maior previsibilidade, ao utilizar operações de termo de moedas junto a bancos locais ou internacionais, travando a taxa de câmbio de conversão futura. Inclusive podem, com a maturidade, utilizar dessa instabilidade, que é medida pela volatilidade dessas moedas, como uma oportunidade comercial ou competitiva. Ao mesmo tempo pode trazer custos por conta da necessidade adicional de contratação de hedge, bem como maior risco de erro por conta dos controles manuais, o que eventualmente pode resultar em perdas de resultado. Muitas vezes ainda falta uma visão consolidada da exposição cambial com atualizações rápidas, melhorando a acurácia, a visibilidade e a velocidade nas tomadas de decisões sobre volumes, prazos e tipos de operações a contratar, bem como seus impactos nos resultados (P&L).

Com o Monitor, é possível obter uma visão rápida e eficiente dos Hedges contratados, P&L e Exposição ao Risco Cambial, além de implementar sua Política de Hedge Accounting. Pode inclusive eliminar retrabalhos, integrando de ponta a ponta nossa solução, desde sua plataforma de negociação até seu ERP. A Laqus pode ainda, com seu time de especialistas, construir sua Política de Risco e de Hedge Accounting.

Com esse processo, é possível ter uma visão de gestão da companhia à plataforma automatizada, assim, os times de tesouraria e de TI conseguiram ter processos mais robustos, reduzindo eventuais descasamentos, o que evita a contratação de hedge desnecessário ou reversão indevida tornando a companhia exposta ao câmbio. Há também um ganho de agilidade na tomada de decisão e mais confiança nos relatórios e governança para a companhia.

Categorias

Acompanhe:

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 433 - 9º andar - São Paulo - SP - E-mail: contato@laqus.com.br

O seu endereço de e-mail será usado com a finalidade de uma oportunidade, notícia sobre nosso ecossistema
e contato da Laqus. encarregado pela LGPD para: Laqus Ltda - Thaís Xavier - Telefone: (11) 3522-4022