Setor logístico: como captar recursos no mercado de capitais

Setor logístico: como captar recursos para impulsionar o negócio?

Cada segmento de mercado apresenta obstáculos próprios para o alcance de objetivos estratégicos. No setor logístico, isso não é diferente. Existem algumas barreiras ligadas a ele que podem afetar o desenvolvimento do negócio.

Conhecer essas dificuldades é o primeiro ponto para encontrar a melhor maneira de resolvê-las. Nesse sentido, uma das possibilidades é a captação de recursos. Com mais dinheiro, é possível fazer os investimentos necessários para impulsionar a companhia.

A seguir, conheça os principais desafios encontrados no segmento logístico e entenda como pode ocorrer a captação de recursos para superá-los!

Quais são as principais dores do setor logístico?

Dentro da área logística, existem diferentes dificuldades e obstáculos que podem afetar os resultados do negócio. Por exemplo, é comum que existam problemas em relação ao espaço e controle de armazenamento.

Geralmente, também surgem questões sobre o transporte — o que envolve a segurança, rastreabilidade, eficiência e cumprimento de prazos. Ainda, podem aparecer pontos de atenção ligados aos equipamentos da empresa.

Para entender melhor, considere as demandas dos veículos do negócio. É necessário organizar a manutenção preventiva, realizar eventuais manutenções corretivas e coordenar a atualização ou expansão das frotas, por exemplo.

Também é preciso considerar possíveis dificuldades para unir as áreas diversas da logística, garantindo um movimento integrado na empresa. Vale notar que esses obstáculos não se limitam a negócios que atuam estritamente no segmento logístico, como transportadoras.

Diversas empresas têm um setor interno de logística — como companhias de varejo. Elas precisam cuidar do estoque e, por vezes, da movimentação de produtos para atender à demanda. Embora a logística não seja a atividade-fim do negócio, é parte importante da estratégia comercial.

Quais investimentos podem ajudar a solucionar essas questões?

Como você acompanhou, o universo logístico tem desafios que devem ser considerados e superados. Para solucioná-los, faz sentido realizar investimentos na estrutura e nos processos da empresa. Assim, as dores podem ser convertidas em oportunidades.

Nesse sentido, os desafios de estoque podem ser superados com a ajuda de recursos de controle de entrada e saída do armazenamento, por exemplo. Também existe a possibilidade de estabelecer métodos de gerenciamento do estoque e mudanças no layout de armazenagem.

O transporte, por sua vez, pode ser otimizado pelo investimento em sistemas de rastreio e monitoramento em tempo real (telemetria). A roteirização dos transportes e a contratação de seguros específicos também costumam ajudar — especialmente, em relação à segurança.

Para integrar o universo do transporte e do armazenamento, uma ideia interessante é contar com soluções de gerenciamento logístico. O uso de um software ajuda a automatizar tarefas — desde a emissão de documentos à criação e ao acompanhamento de um plano de manutenção.

Como a captação de recursos é importante para otimizar o setor logístico?

Acabamos de ver que realizar investimentos estratégicos no setor logístico é fundamental para superar os principais obstáculos dele. Para isso ser possível, a empresa deve dispor do dinheiro necessário para concretizar os planos de melhoria.

Porém, empresas de diferentes portes podem encontrar dificuldades em ter recursos disponíveis quando há problemas na logística. Afinal, muitos resultados financeiros dependem desse setor. Se ele for menos eficiente, o desempenho das finanças também é afetado.

Para resolver a questão, é possível focar na captação de recursos. Com outras fontes financeiras, o dinheiro obtido pode ser direcionado para o crescimento da empresa. Desse modo, fica mais fácil superar os obstáculos e consolidar um desempenho alinhado à estratégia estabelecida.

Como captar recursos para impulsionar o negócio?

Considerando que a obtenção de recursos pode ajudar a impulsionar o setor logístico, é preciso saber como essa dinâmica pode ser implementada. Na prática, existem diferentes formas de atrair capital — embora nem todas sejam adequadas a todas as empresas.

A seguir, veja quais são as principais alternativas para captação de recursos e entenda o que considerar para decidir entre elas!

Financiamentos

Os financiamentos são produtos financeiros que funcionam como empréstimos. Eles oferecem a liberação de um montante financeiro, em troca de pagamentos parcelados sobre os quais incidem a taxa de juros.

No entanto, essa alternativa é pouco dinâmica, pois exige uma extensa análise de crédito e requer que os recursos sejam utilizados de maneira específica. Além disso, o financiamento é a modalidade mais cara entre as formas de captação.

FIIs

Os fundos de investimento imobiliário (FII) também podem servir para a captação de recursos do setor logístico. Eles são fundos que investem a maior parte do dinheiro em ativos do segmento de imóveis — podendo ser propriedades físicas ou não.

Para as empresas que desejam obter recursos, uma opção pode ser adotar o modelo sale and leaseback (SLB). Essa operação consiste em vender um imóvel (como um galpão logístico) para um FII e, em seguida, alugar esse mesmo imóvel.

Logo, você pode vender o bem e manter o seu uso, mediante o aluguel. Essa é uma forma de transformar o ativo em dinheiro líquido. Porém, a alternativa pode ser pouco acessível para companhias menores.

Debêntures

As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas, mediante registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Elas são investimentos de renda fixa, com rentabilidade prefixada, pós-fixada ou híbrida. Em geral, as debêntures apresentam prazos mais longos e baixa liquidez.

Quando esses títulos são emitidos por empresas ligadas ao segmento de infraestrutura — como aquelas que atuam exclusivamente no setor de logística —, eles podem ser debêntures incentivadas e oferecer isenção de Imposto de Renda (IR) para pessoa física.

IPO

No mercado de capitais, outra maneira de captar recursos envolve a oferta pública inicial (IPO). Esse é o processo de abertura de capital na bolsa de valores, mediante a venda de ações.

Apesar de ser uma alternativa para captar altos montantes financeiros, o IPO envolve um procedimento longo e que tende a envolver custos mais elevados.

Com isso, ele pode não ser uma opção para pequenas e médias empresas — e mesmo grandes companhias podem ter dificuldades de ter acesso essa alternativa.

Notas comerciais

Entre as opções do mercado para a obtenção de recursos, existem as notas comerciais ou commercial papers. Elas consistem em uma espécie de compromisso de pagamento, firmado entre o emissor e quem empresta o dinheiro.

A rentabilidade das notas comerciais também pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida, já que esse é um investimento de renda fixa. Além disso, não possuem prazo máximo para emissão.

Logo, essa é uma alternativa para captar recursos de curto prazo, com previsibilidade e economia — em especial, em relação ao financiamento. Ademais, é uma escolha versátil, que permite o uso do dinheiro segundo os interesses. Por isso, as notas comerciais podem ser as mais vantajosas para companhias do setor logístico.

Conseguiu entender como o setor logístico pode obter recursos para vencer os desafios cotidianos? Entre as soluções, o destaque fica para a nota comercial, que oferece praticidade de emissão, atratividade para os investidores e potencial para empresas de diferentes portes angariarem recursos.

Quer conhecer melhor as formas de captar dinheiro para o seu negócio? Fale conosco da Laqus e saiba mais!

Acompanhe:

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 433 - 9º andar - São Paulo - SP - E-mail: contato@laqus.com.br

O seu endereço de e-mail será usado com a finalidade de uma oportunidade, notícia sobre nosso ecossistema
e contato da Laqus. encarregado pela LGPD para: Laqus Ltda - Andréa Vilalba - Telefone: (11) 3522-4022