Sua empresa ainda utiliza planilhas para o fechamento trimestral?

Sua empresa ainda utiliza planilhas para o fechamento trimestral?

Estamos nos aproximando do final de mais um trimestre e com ele o acúmulo de atividades extras é inevitável. Você já parou para pensar que é possível automatizar todos os processo desse período e deixar as planilhas de lado?

A execução do fechamento trimestral das companhias de capital aberto, tem como  objetivo demonstrar a eficácia de todos os controles e processos existentes, sendo assim, o processo tende a ser bastante desafiador, o que torna esse momento atípico em termos de horas trabalhadas e esforços alocados.

Dentre as atividades que as áreas financeiras precisam executar, estão a confecção e revisão das notas explicativas das demonstrações financeiras, cálculo de sensibilidade à cenários adversos, e, no caso de companhias que operam com derivativos e aplicam o hedge accounting, a demonstração da efetividade do programa de hedge.

Para as notas explicativas, a empresa precisa montar relatórios de variação do saldo da dívida ou dos derivativos, que inclui, naturalmente, o cálculo prévio dessas posições. O cálculo de sensibilidade, que é uma análise de stress para cada tipo de fator de risco, tem também como precedente o cálculo inicial das posições no fechamento. Para essas companhias que operam com derivativos, é necessário contabilizá-los e apresentá-los ao valor de mercado conforme determinam as regras CPC 38 e CPC 48. Assim sendo, pequenos erros operacionais são graves no fechamento trimestral porque podem levar à um cálculo incorreto do saldo accrual ou da marcação à mercado de todos os instrumentos, podendo implicar até em risco de imagem à companhia frente à a investidores e acionistas.

Outro processo importante no fechamento de trimestre é o acompanhamento dos covenants contratuais, que normalmente tem recorrência definida conforme publicação das demonstrações financeiras. O seu cumprimento, que também é acompanhado pelas firmas de auditoria, é de extrema importância, evitando assim o vencimento imediato/antecipado da operação contratada.

Para assegurar credibilidade a todas as informações acima, as empresas de auditoria são contratadas para validação de controles, políticas, operações e, principalmente, dos números demonstrados nos resultados. Durante esse processo, os auditores precisam entender os controles e processos da empresa e quanto mais manual forem esses controles, maior será o tempo de investigação, tornando o processo mais moroso para todos.

Portanto, a grande questão é: a sua empresa continua fazendo todo o controle do fechamento de trimestre de forma manual, por meio de planilhas? Se sim, você já deve ter percebido a alta probabilidade de ter trabalho redobrado e custos extras.

Conheça o Monitor

Com o Monitor, da Laqus, sua companhia conseguirá automatizar todas essas atividades de forma segura e em apenas um lugar. Com poucos cliques, é possível ter os relatórios de hedge accounting e sensibilidade, garantindo a utilização das melhores práticas do mercado financeiro. Além disso, terá o apoio de uma equipe de especialistas para validação dos números, suporte nas interações diretas ou indiretas com a auditoria e treinamento da ferramenta sempre que necessário, facilitando e centralizando todos os relatórios.

Essa automatização também é válida para as obrigações dos contratos financeiros. Por meio do Covenants, da Laqus, é possível fazer a gestão ativa do cumprimento das obrigações, sem precisar lembrar às áreas responsáveis do que e quando precisam fazer. Tudo isso com muita conveniência, criando grupos de usuários/participantes, configuração de recorrências dos avisos, confirmação de cumprimento com upload de documento comprobatório, entre outros, tudo extraído para relatórios.

Conte com a Laqus e facilite o fechamento do trimestre da sua companhia com um ecossistema de soluções para as Tesourarias, além de um time de especialistas sempre disposto a ouvir as necessidades do mercado, a fim de melhorar ainda mais a sua experiência.

Acompanhe:

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 433 - 9º andar - São Paulo - SP - E-mail: contato@laqus.com.br

O seu endereço de e-mail será usado com a finalidade de uma oportunidade, notícia sobre nosso ecossistema
e contato da Laqus. encarregado pela LGPD para: Laqus Ltda - Andréa Vilalba - Telefone: (11) 3522-4022