Tecnologia e inovação: por que acompanhar as transformações e aplicá-las no seu negócio?

Tecnologia e inovação: por que acompanhar as transformações e aplicá-las no seu negócio?

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, garantir que sua empresa esteja alinhada com as tendências de tecnologia e inovação pode ser um grande diferencial. Essas transformações conseguem aprimorar diversos aspectos da rotina empresarial e melhorar os resultados do negócio.

Nesse sentido, fomentar a transformação digital na empresa permite agregar maior eficiência operacional. Desse modo, a companhia pode focar em oferecer soluções estratégicas e alinhadas às necessidades do mercado atual.

Porém, para acompanhar e aplicar as transformações, é preciso ter conhecimento sobre o assunto. Continue a leitura e entenda como tecnologia e inovação podem ser importantes para o seu negócio!

O que é a transformação digital?

A transformação digital é um processo que usa a tecnologia para melhorar o desempenho das empresas, aumentando o alcance e garantindo resultados melhores. A estratégia permite uma mudança estrutural nas companhias.

O conceito é bastante amplo e envolve uma mudança na estrutura das empresas. Dessa forma, a tecnologia perde a presença superficial e começa a ter papel estratégico central, com foco em inovação.

A implementação dessa mentalidade na empresa leva tempo e demanda recursos, mas não é exclusiva para os grandes negócios. Mesmo companhias menores podem se beneficiar da prática, ajudando a encontrar oportunidades de crescimento.

Ademais, como o processo leva à mudança em toda a estrutura empresarial, o desafio está bastante relacionado à gestão. Nesse caso, a função do gerenciamento nas empresas é tornar o ambiente favorável para a implementação de ideias inovadoras e disponibilização de soluções no mercado.

Portanto, a gestão tem papel estratégico, se relacionando com a sustentabilidade do negócio. Logo, a alta direção da organização deve estar diretamente envolvida nas rotinas de inovação.

Por que acompanhar as transformações e aplicá-las no seu negócio?

Se a sua empresa ainda não acompanha as tendências de tecnologia e inovação, vale a pena compreender mais sobre a relevância da transformação para o negócio.

Um estudo encomendado pela Microsoft mostrou que 93% das pequenas e médias empresas brasileiras aceleraram seus processos de transformação digital desde o início da pandemia. Além disso, 97% das companhias consideram necessário incluir tecnologia no modelo de trabalho permanentemente.

Por outro lado, 40% das micro, pequenas e médias empresas reconhecem que precisarão investir em tecnologia. O estudo também apontou as principais oportunidades oferecidas pela inovação para os negócios, sendo a eficiência nas operações e produtividade a mais importante delas.

Outras oportunidades e benefícios da inovação — seja para pequenas, médias ou grandes empresas — são:

  • possibilidade de expandir mercados e aumentar o número de clientes;
  • reduzir custos;
  • melhorar a tomada de decisão utilizando dados;
  • incorporar novos produtos e serviços.

Para entender melhor, confira as vantagens de acompanhar as transformações e aplicá-las no seu negócio:

Torna a relação entre as equipes mais dinâmica

As características do ambiente empresarial são muito relevantes quando o assunto é o engajamento e produtividade. Colaboradores que atuam em empresas inovadoras tendem a se sentir mais incentivados e engajados com o trabalho.

Em relação à produtividade, o papel principal da tecnologia e inovação é proporcionar a automação de tarefas. Com isso, os colaboradores podem focar nas demandas que exigem mais atenção. O processo também está ligado ao bem-estar dos funcionários e qualidade de vida.

Assim, ele permite a criação de um clima organizacional mais favorável e construtivo. Isso torna a relação entre as equipes mais proativa, dinâmica, ágil e eficiente.

Aumenta a receita

Existem estratégias que podem resultar em um aumento das vendas a longo prazo — por exemplo, investir em práticas sustentáveis ou produtos com mais qualidade. Mesmo que o retorno não seja imediato, os clientes perceberão a mudança de postura da companhia.

Como consequência, há o fortalecimento da marca. Assim, processos mais eficientes, ágeis e com custos menores também possibilitam o aumento nas vendas. Isso porque as medidas tendem a melhorar o relacionamento e a comunicação da companhia para com o cliente.

Em um mercado competitivo, conseguir se diferenciar dos concorrentes é uma estratégia relevante para ganhar notoriedade e espaço. Nesse sentido, o investimento em tecnologia e inovação tem uma contribuição considerável na busca pelos resultados desejados.

Agrega valor

Outra vantagem da tecnologia nas empresas é a possibilidade de agregar valor aos seus produtos e serviços. Para isso, é importante que os processos sejam escolhidos e adaptados conforme às necessidades do negócio, com um acompanhamento próximo dos fluxos de trabalho.

A partir dessa nova dinâmica, é possível fazer diagnósticos para identificar gargalos e otimizar os processos, bem como a alocação de recursos. Dessa maneira, a empresa consegue ter fluxos de trabalho mais efetivos.

A tecnologia também permite acesso facilitado e sem complicações à captação de recursos no mercado financeiro. Assim, a empresa pode ter acesso aos valores necessários para investir em seu desenvolvimento.

Como aplicar a tecnologia no seu negócio?

Como você viu, a transformação digital aprimora diversos processos nas empresas e é relevante para qualquer negócio. Então veja como utilizar a tecnologia em pequenos, médios e grandes empreendimentos:

Organize as informações

O primeiro passo para aplicar a tecnologia no seu negócio é montar um plano de ação para determinar quais as ferramentas que podem realmente colaborar na rotina da empresa. Isso deve ser feito em conjunto com outras lideranças da companhia para uma visão mais completa sobre a estratégia.

Invista em iniciativas digitais e aprendizado

Existem diversas ferramentas digitais que podem ser exploradas e implementadas no seu negócio. No setor de comunicação, por exemplo, é comum haver alta demanda por tecnologia. Situações como reuniões presenciais estão sendo substituídas por conferências via aplicativos, por exemplo.

Nesse sentido, vale pesquisar as ferramentas que mais se alinham às suas necessidades. Além disso, ajude sua equipe a desenvolver novas habilidades e se adaptar à tecnologia. Esse é um processo fundamental para o melhor aproveitamento das iniciativas digitais na empresa.

Automatize a gestão financeira

Contar com um software para a gestão de riscos e operações financeiras da sua empresa é essencial para ter mais segurança nos processos. Com o Monitor, por exemplo, você tem controle de emissões no mercado de capitais, otimizando processos e ganhando até 80% de eficiência financeira.

O sistema permite a automatização da gestão financeira, aumentando a eficiência operacional no controle de dívidas, derivativos e aplicações. Com ele, é possível conferir sua posição financeira diária, evitando equívocos e retrabalhos que podem surgir quando se utilizam controles manuais.

Lembre-se de que a transformação digital é um processo contínuo

O comportamento do mercado muda constantemente. Por esse motivo, a transformação digital é um processo contínuo. Mesmo que a empresa perceba que ficou mais eficiente após finalizar a implementação de tecnologia e inovação, é essencial continuar acompanhando as tendências.

Então busque meios de se manter atualizado sobre as novidades do mercado e conhecer as tendências tecnológicas globais. Assim, a empresa terá melhores condições de acompanhar a constante evolução e aproveitar os benefícios que essa prática proporciona.

Agora você sabe como tecnologia e inovação são importantes para fomentar o desenvolvimento de qualquer negócio. Lembre-se de que deixar de considerar esses fatores pode resultar em diversos problemas para o empreendimento, que corre o risco de ficar menos competitivo.

Gostou do conteúdo? Então acompanhe a Laqus no LinkedIn e mantenha-se informado sobre as tendências do mercado!

Acompanhe:

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 433 - 9º andar - São Paulo - SP - E-mail: contato@laqus.com.br

O seu endereço de e-mail será usado com a finalidade de uma oportunidade, notícia sobre nosso ecossistema
e contato da Laqus. encarregado pela LGPD para: Laqus Ltda - Andréa Vilalba - Telefone: (11) 3522-4022